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Como Saber a hora certa de trocar os Pneus?

Verifique a banda de rodagem usando o teste da moeda.

Pegue uma moeda de R$ 1,00 e coloque-a no centro da banda, na parte mais grossa do pneu.Se puder ver a parte dourada da moeda quase toda, substitua os pneus imediatamente.

Caso consiga ver um pouco da parte dourada, é hora de ir comprar pneus novos.
Se não conseguir ver a parte dourada da moeda, ou seja, se a moeda entrar o suficiente para que a banda de rodagem tenha pelo menos a profundidade da parte dourada, ainda não é necessário trocar os pneus.

Procure por inchaços ou “bolhas” na lateral.

Um inchaço lateral indica que o quadro interno rígido do pneu foi danificado e rachado, permitindo que a pressão do ar chegue às camadas externas flexíveis. Tal dano poderia ser causado por um buraco na estrada ou por descer uma guia, ou ainda por andar com baixa pressão nos pneus. Continuar a dirigir com um pneu que tem um inchaço na lateral é perigoso. A integridade estrutural dele foi bastante reduzida, aumentando muito a chance de uma falha súbita ou de explosão em velocidades de estrada, o que poderia causar um acidente sério. Quaisquer pneus com inchaços na lateral devem ser substituídos imediatamente, não importa o estado das bandas de rodagem.

Preste atenção em qualquer desgaste irregular das bandas.

Ele pode indicar desalinhamento das rodas, necessidade de rotação dos pneus ou ambos. O desgaste irregular sinaliza a necessidade de levar o carro para manutenção.Se o desgaste desigual for muito grande ou os pneus se desgastarem muito mais rapidamente do que o esperado, peça para uma borracharia competente verificar sua suspensão e corrigi-la conforme a necessidade antes de substituir os pneus. O alinhamento inadequado ou partes da suspensão gastas podem diminuir drasticamente a vida útil do pneu.

É uma boa ideia rotacionar os pneus da frente para trás em partes. Remova os dois pneus da frente e mova-os para a parte de trás, e vice-versa.

vibração no volante

Note uma vibração no volante. Se seus pneus estiverem gastos de modo irregular, você poderá sentir uma vibração no volante quando estiver dirigindo. Os pneus provavelmente precisam ser rebalanceados. Se mesmo assim a vibração continuar, o pneu provavelmente está danificado.As vibrações também podem ser causadas por pneus que pareçam curvados para dentro. Ela ocorre quando eles não foram rotacionados com regularidade.

Teste da Moeda de R$ 1,00

Veja como fazer o teste da moeda:

Você não poderá visualizar a parte dourada da moeda, se visualizar troque os pneus

 

Procure por “inchaços” ou bolhas laterais

Faça vistorias e inspeções periódicas nos pneus, fique atendo a qualquer anormalidade

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